segunda-feira, 10 de setembro de 2018


Atividade avaliativa de recuperação Trimestral - Esportes de Aventura


Regras para conclusão da Atividade.



1 - Ler e postar sua opinião e entendimento do texto nos comentários.

2 - Iniciar identificando se com nome e turma.

3 - Minimo de 200 caracteres.

4 - Prazo final da postagem será Quarta-feira (12/09), às 18h. Após este período, a atividade não será mais avaliada.


O impacto ambiental dos esportes de aventura

O aumento gradativo da busca de atividades esportivas e de aventura em ambientes naturais tem mobilizado pesquisadores de diversas áreas (Educação Física, Turismo, Biologia, Engenharia Florestal, Geografia, Geologia etc.), a uma reflexão mais detalhada sobre os impactos sociais, culturais e ambientais dessas práticas. A crescente utilização de algumas áreas vem causando tanto descaracterizações socioculturais quanto impactos ambientais, sendo necessárias medidas de manejo e de gestão capazes de minimizar tais impactos negativos e planejar futuras atividades. As preocupações também têm sido direcionadas às atitudes dos praticantes dessas modalidades, buscando caminhos que possibilitem práticas mais conscientes e sustentáveis.


Apesar de serem atividades de esporte e aventura que muitas vezes são tidas ou divulgadas como ecológicas, por motivos diversos (falta de informação, normatização, consciência ambiental etc.), não vêm sendo observadas por parte dos praticantes medidas que visem minimizar os impactos decorrentes das mesmas. Pelo contrário, em muitos casos fica evidenciado que a natureza nada mais representa que um ambiente cheio de obstáculos a serem vencidos ou superados.



O livro "Turismo de Aventura: Reflexões e Tendências", de Ricardo Ricci Uvinha, apresenta possíveis impactos resultantes da prática de atividades na natureza, onde é possível verificar que, apesar de algumas modalidades possuírem grau de intensidade baixo (boiacross, treking, montainbike, entre outros), todas causam algum tipo de impacto socioambiental, cabendo aos praticantes tentar reduzi-los ao mínimo possível e às autoridades locais criarem mecanismos de normatização e controle a fim de aproximar tais práticas de um grau aceitável de sustentabilidade.



Alguns estudos apontam que as práticas de OffRoad (Rally) e o Motocross (Enduro e trilhas) estão entre as práticas esportivas na natureza causadoras de maiores impactos, destacando-se entre eles:



1. Impacto na paisagem pela abertura e utilização de trilhas, inclusive em APPs
2. Erosão e compactação do solo;
3. Assoreamento de córregos e nascentes;
4. Alteração e destruição da vegetação e de habitat de animais;
5. Poluição: barulho, lixo, emissão de gases e petróleo (combustível);
6. Interferências social e cultural em comunidades próximas envolvidas.



Os impactos se tornam ainda maiores com o aumento indiscriminado do número de motos nas trilhas, especialmente no período chuvoso. Os prejuízos decorrentes da falta de planejamento desta atividade podem afetar, além dos recursos naturais, setores importantes da economia local, como é o caso do turismo.



Considerando a fragilidade dos recursos hídricos e a suscetibilidade do solo a processos erosivos, faz-se necessária uma avaliação dos impactos socioambientais decorrentes da prática desordenada de atividades neste ambiente, especialmente o motocross, que possui significativo potencial de interferência e transformação dos ambientes naturais. Não se trata de condenar a prática do motocross, mas sim de se estabelecer critérios para sua prática de forma sustentável.



O aumento dos impactos socioambientais causados pela prática de tal atividade no município precisa ser gerenciado de modo a não afetar a conservação dos recursos naturais e os modos de vida das populações que moram ou desenvolvem atividades produtivas no campo. Para isso, tanto a educação ambiental quanto o planejamento da atividade tornam-se instrumentos fundamentais para que se possa conciliar a prática com a conservação da paisagem, dos recursos naturais e da qualidade de vida dos moradores.



Para o planejamento da atividade será de fundamental importância a elaboração de um diagnóstico prévio dos impactos socioambientais decorrentes desta prática, a ser apresentado e discutido com os praticantes de motocross do município, tendo o envolvimento de representantes do setor público (Secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Ministério Público) e da população (produtores rurais, empresários do turismo etc.).



O diagnóstico certamente trará subsídios importantes para que se possa planejar a atividade considerando a intensidade da prática, o grau de comprometimento dos envolvidos, o número de praticantes, os impactos detectados e as medidas cabíveis para mitigá-los, o limite de tolerância e a capacidade de carga das trilhas mapeadas, as áreas frágeis a serem preservadas da atividade, o grau de comprometimento da paisagem e dos recursos naturais, entre outros.



Por Rodrigo Borges Santana

Geógrafo e especialista em Planejamento Urbano e Ambiental.

10 comentários:

  1. Nome: Ytalo Nascimento Santos
    Turma: 3º Ano / EEEFM Rosa Maria Reis

    Nos últimos anos vemos uma constante mobilização em benefício da preservação ambiental, é explicito que a sociedade de uma forma mundial vem buscando cada vez mais evoluir seus conhecimentos com relação ao meio ambiente, e com isso saem de sua zona de conforto e acabam se dando conta de que algumas atividades e atitudes que parecem ser inofensivas podem acarretar em uma série de problemas, não só para o meio ambiente como também para a sociedade como um todo. Diversas vezes vemos como uma atitude positiva a relação entre o homem e a natureza através de esportes, visto de outra forma este processo merece uma devida atenção, pois o crescente surgimento destas modalidades juntamente com o maior número de praticantes colaboram com uma exploração cada vez maior dos fatores ambientais que são envolvidos no desenvolvimento das atividades, e em muitas das vezes as pessoas envolvidas e os responsáveis não tem o devido conhecimento e compreensão de sua responsabilidade diante às questões ambientais.
    É de suma importância saber que a pratica esportiva tem vieses positivos e negativos com relação ao meio natural e para o bom entendimentos deve-se mostrar as duas faces do assunto, e também é de extrema relevância que os profissionais que são mais envolvidos na área debatam mais sobre o assunto e compartilhem com a sociedade seus conhecimentos para que as pessoas saibam lidar não só com o pensamento com relação aos benefícios como também as consequências de suas práticas ao meio.
    Na atualidade é fundamental que todos os setores da sociedade desenvolvam e propaguem conhecimentos e formem cidadãos com novas atitudes e valores em referência ao meio ambiente.

    ResponderExcluir
  2. Nome: Custodio Toneti da Silva
    Turma: 3°M01_Rosa Maria Reis

    Sabe-se que é constante a prática de esportes em meio a natureza. Por ser um foco de paisagens exuberantes, muitos praticantes de variados esportes vão em busca desses lugares para distrair a mente e também fazer a pratica dos mesmos em locais com paisagens lindas.
    Imaginemos uma selva com um imenso paredão que é propício para a prática de Bang Jump. Entretanto para alcançarmos esse paredão temos que passar por essa selva. Logo teremos que destruir muitas plantas para abrir caminho para chegarmos até esse paredão. Haja vista que sua localização e bem "escondida".
    Assim deve-se pensar que antes de particarmos tal esporte. Pensar se iremos afetar a vida de outros seres vivos. Pois do que adianta estarmos usufruindo de algo que achamos legal. Mas acabamos destruindo o local de habitação de muitos outros seres que também aproveitam tal lugar. Uma forma de soluciornamos isso é aproveitarmos o local mas sem destruir pois, assim, o meio ambiente agradece é também a prática desses esportes ficam ainda com uma imagem para possíveis fotos bem mais "natural".

    ResponderExcluir
  3. Nome: João Vitor Vieira Queiroz
    Turma: 3° ano / Rosa Maria Reis

    O aumento das modalidades esportivas e aventuras em ambientes naturais vem chamando a atenção de pesquisadores da área proporcionando uma visão mais ampla da situação mostrando que de fato existem fatores que comprovam que isso está acontecendo; impacto na paisagem pela abertura e utilização de trilhas, erosão e compactação do solo, assoreamento de córregos e nascentes, alteração e destruição da vegetação e de habitat de animais, poluição: barulho, lixo, emissão de gases e petróleo (combustível), Interferências social e cultural em comunidades próximas envolvidas são exemplo que mostram o que está acontecendo no dia a dia.
    Além dos impactos naturais isso também pode afetar a economia dos locais das atividades; no entanto a questão é que isso vem acontecendo por falta de planejamento das autoridades responsáveis.
    Acreditasse que por falta de informações a grande maioria dos atletas ou até mesmo da população não toma conhecimento dos danos causados, e para melhor resolver os impactos ambientais o mais viável seria a criação de medidas para abranger tanto o esporte quanto o meio ambiente para se ter um equilíbrio para que nenhuma das partes sejam prejudicadas.

    ResponderExcluir
  4. Nome: Matheus Gonçalves de Brito
    Serie: 3°M01

    Os impactos causados por conta dos esportes radicais podem sermuser bruscos ao meio ambiente podendo prejudicar habitats naturais de diversos animais e na maioria dos esportes esses impactos não podem ser reduzidos devido a forma que é praticado tal esporte.

    ResponderExcluir
  5. EMILY ARIS, 3°m1, ROSA MARIA REIS.

    As praticas de esportes radicais em áreas livres, bem como na natureza, da sensação ao praticante de estar em contato mais direto com o que chamamos de ar livre. Porem, como foi muito bem colocado pelo geógrafo, existe as consequências causadas pelo mau uso desses lugares, claro que a solução não seria a dissipação da pratica dos esportes, mas sim, um planejamento dinâmico antes das execuções dos tais, talvez um estudo antecipado dos lugares a serem usados, e mais,( o mais importante), a conscientização das pessoas que utilizarão o espaço de preservação ambiental. Convenhamos que não vale a pena destruir aquilo que nos existe de mais belo, por um instante de adrenalina.

    ResponderExcluir
  6. Nome : Akson George Santos
    3°M01 Rosa Maria Reis
    As práticas de esportes radicais em áreas naturais tem causado grandes impactos ambientais desde a queima de combustíveis em alguns esportes até a erosão e destruição de habitatiem em outros, um dos esportes radicais que mais agride o meio ambiente é o motocross seja com a queima de combustíveis até a degradação do solo e do meio onde e praticado mas como na maioria dos esportes o motocross precisa desse espaço para ser praticado ou seja o meio ambiente continuará sendo degradado para a prática de alguns desses esportes.

    ResponderExcluir
  7. NOME: Bruno Correia Oliveira
    TURMA: 1M1
    "ROSA MARIA REIS"

    Esporte de Aventura é um termo usado para definir aqueles tipos de esportes com maior grau de risco físico que geralmente estão relacionados a alturas, velocidade e esforço físico. São atividades responsáveis por estimular hormônios como dopamina, endorfina e serotonina no nosso corpo. Também não é qualquer pessoa que pode praticá-lo, é importante ter um preparo físico e mental específico para cada grau de aventura Um dos objetivos do homem sempre foi vencer obstáculos e limites, buscando ser o mais forte, o mais ágil e o mais rápido perante os competidores e os ambientes. Os esportes de aventura se dividem em duas categoria, os esportes de aventura na natureza e os esportes radicais urbanos, seu objetivo é dá possibilidade ás pessoa de vencerem seus medos e superarem limites.
    Sem duvida quando analisamos singularmente a Corrida de Aventura, temos que notar seu impacto ambiental. A presença de centenas de atletas transitando por trilhas e caminhos muitas vezes não demarcados, a atitude de alguns destes “mal orientados e educados atletas” deixando resíduos por onde passam, não pode ser ignorada pela natureza e pelos seus amantes.
    No entanto a Corrida de Aventura não deixa somente suas marcas imediatas, com ela em modo geral vem uma grande exposição do local por onde passou, e toda a exuberância de sua natureza passa a ser conhecida por pessoas comuns.
    Há muito se sabe que preservar esta bem distante de ocultar, que os lugares mais ocultos sofrem por devastações causadas por culturas de subsistências (um dos maiores problemas dos Parques Nacionais), e que o Turismo Sustentável é eficiente ferramenta para preservação ambiental.

    ResponderExcluir
  8. Nome; Ryan da Silva Quirino
    Serie ; 1'm1
    Rosa Maria Reis

    Vemos que o esporte tem seus altos e baixos , muitos que podemos nos tranquiliza e outros que nos dão adrenalina, correr risco , ele também aumenta a auto-estima e faz com que o corpo se desenvolve , deixando o corpo e o organismo mais flexível e com saude , o esporte e maneira mais fácil e melhor de manter-se em forma , o esporte as vezes pode orehprejudo ambiente , e também o habtate da natureza , como destriur a natureza para construir pracinha de exercícios e parques

    ResponderExcluir
  9. Os esportes de aventura ele e pode ser praticado em ar livre , que pode ser bom pra saúde e também pode ser ruim.
    O bom e que você estará conectado com o meio ambiente .
    E o ruim que o nosso meio anambien tem que ser cuidado pra não ser um ar poluído , o ruim disso, se o ar for poluído aonde vc vai pratica o esporte você pode prejudicar a sua saude.. mas em todos lugar tem poluição no meio ambiente .... Esse é o meu argumento sobre o texto e etc .....

    ResponderExcluir
  10. Nome:Vinicius Oliveira 8°M01 Rosa Maria Reis
    Este estudo procurou identificar os possíveis impactos ambientais positivos ocasionados pela prática de esportes na natureza. O que motivou o desenvolvimento desse trabalho foram as várias destruições encontradas nos meios de comunicação sobre os danos ocasionados aos fatores e referências ambientais pelas atividades esportivas. Para a consecução do objetivo utilirazam uma amostra intencional com atletas de diversas modalidades de Esportes da Natureza e profissionais de educação física. Os resultados finais mostram que os principais benefícios citados ocorrem no meio das ações do Homem, podendo favorecer, por consequências os meios bióticos e abióticos.

    ResponderExcluir