quinta-feira, 5 de abril de 2018

Um pouco sobre Lacrosse



                           

                     

Lacrosse




O lacrosse é um desporto coletivo cuja origem vem dos nativos americanos. Este desporto é praticado com uma bola pequena de borracha compacta e um bastão de cabo comprido, designado por crosse ou simplesmente taco de lacrosse. 
De acordo com o “Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte”, o lacrosse é uma modalidade que descende de um outro jogo chamado baggataway, praticado pelos índios Iroqueses americanos no século XV, que habitavam os territórios de Canadá e Estados Unidos. O baggataway era um jogo violento e servia também como preparação para as guerras.
Com a imigração francesa se desenvolvendo nessa região, principalmente no Canadá, o baggataway foi adaptado por eles, dando a origem do lacrosse. O nome Lacrosse significa ‘bastão dos bispos’.
A extremidade do bastão de lacrosse possui umas malhas soltas amarradas entre si que serve para poder capturar e segurar a bola de lacrosse. O objectivo deste desporto é marcar, atirando a bola para a baliza do adversário, usando apenas o bastão para o fazer. Do ponto de vista defensivo, o objectivo do lacrosse é manter a equipe adversária suficientemente longe de marcar e retirar-lhes a bola através do seu bastão ou do contato físico.
Por volta de 1840, em Quebec, no Canadá, o lacrosse passou a existir de fato com suas primeiras regras. O primeiro jogo que se tem registro foi entre Inglaterra e Canadá, confronto que é considerado até o hoje como o mais forte nesse esporte.
Em 1867 foi criada a Canadian National Lacrosse Association. Trinta anos mais tarde, em 1892, era a vez da criação da associação inglesa. Entretanto, foi em Montreal, entre as décadas de 1860 e 1880 que o lacrosse se desenvolveu, alcançando países como Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia, mesma época em que começou a ser praticado em escolas e universidades dos respectivos países.

Regras principais

Uma partida de lacrosse tem quatro períodos de 20 minutos cada, onde o relógio para sempre que se dá uma interrupção no jogo.  Entre o segundo e terceiro períodos há uma pausa de 10 minutos, sendo que a cada equipa são ainda permitidos dois “timeouts”.Os jogadores que estão envolvidos cara-a-cara não podem chutar ou pisar o bastão do adversário, contudo, podem usar qualquer outra técnica de forma a ganhar a posse de bola. Os jogadores das áreas laterais estão autorizados a participar no jogo quando soa o apito, mas todos os outros jogadores em ambas as extremidades do campo devem permanecer atrás das linhas de restrição até que o árbitro assinale a posse de bola. 

Existem três tipos de falta no lacrosse:  

  • Falta técnica, penalizada em 30 segundos ou perda da posse de bola;
  • Falta pessoal, penalizada em 1 a 3 minutos;
  • Falta expulsão, o jogador é expulso do jogo


Em 1890, as mulheres começaram a praticar o Lacrosse. De acordo com o site da Federação Internacional de Lacrosse, foi na escola Leonard School, na Escócia, que aconteceu a primeira partida feminina da modalidade. Isso graças a primeira diretora da escola que, em 1884, assistiu a um jogo de Lacrosse no Canadá entre o Montreal Club e os índios Canghuwaya e decidiu introduzir o esporte na escola.
Em 1967, segundo “O Livro dos Esportes”, foi disputado o primeiro mundial de lacrosse masculino. Foram apenas quatro países que participaram: Austrália, Canadá, Inglaterra e Estados Unidos. O título ficou com os canadenses.


Lacrosse: Equipamentos necessários

Para poder praticar esta modalidade necessita de:
          
  •  Bastão de lacrosse;
  • Roupas que lhe permitam liberdade de movimentos;
  • Proteções como capacete, proteção de mãos, joelheiras, entre outras.





Bons estudos galera!!! 🙆







REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


  • http://travinha.com.br/2014/05/30/historia-do-lacrosse/
  • https://revistadedesporto.wordpress.com/2013/02/09/tudo-sobre-lacrosse/